Renascimento e Barroco: Hermetismo, Ocultismo, Visões e Símbolos da Arte

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CONTEÚDO

AULA 1 – O Hermetismo Renascentista e o Esoterismo Ocidental
O Hermetismo e a aspiração renascentista por descobrir a verdade mais pura e próxima do sagrado. A necessidade do homem ocidental de obter uma nova visão de Deus, da Natureza e do Homem. A busca de uma nova harmonia universal, e o esforço por reunir Religião, Filosofia, Ciência e Arte. A experiência florentina.

AULA 2 – Íncubus e Súcubos
A herança do conhecimento místico medieval. As heresias e a bruxaria. O uso da palavra na magia. Energia e magia. Os aspectos ocultos dos ataques espirituais. Taumaturgia e magia cerimonial. A Inquisição.

AULA 3 – Mitologias e Arcanos
Questões mitológicas pagãs, os símbolos primordiais, os arcanos e a construção da arte e do pensamento da época a partir de sua vertente medieval. A mitologia como metáfora da realidade dos homens. As possibilidades múltiplas de leituras, longe de serem indeterminadas e totalmente abstratas, conduzem os indivíduos a uma determinada percepção de sua realidade. Os diversos substratos da tradição artística ocidental renovados.

AULA 4 – Rito e transmutação no hermetismo renascentista
A alquimia como a ciência de Hermes. A imagem simbólica e artística da Alquimia. A alquimia como um discurso simbólico. Um pensamento que não é apenas lógico, mas, sobretudo, intuitivo. A alegoria dos ritos de passagem e a transformação da alma. A busca pela transformação dos indivíduos.

AULA 5 – As artes, o esoterismo e as ciências
Arte, Magia, astrologia, alquimia, cabala, misticismo e a interpretação dos reinos naturais, celestes e divinos. As matemáticas, as ciências naturais, a química, a astronomia e a medicina e o saber hermético. Textos e tratados de autores relevantes.

AULA 6 – Barroco: trinfo da cultura Simbólica
Literatura e pintura; o papel das academias literárias, a poesia pastoril; as ideias motivadas pelo Concílio de Trento; as alegorias; os tratados mitológicos; a antiguidade da alegoria, o mito cristianizado.

AULA 7 – A alegoria retórica
A retórica. A alegoria como procedimento de ornamentação. O sentido das palavras. A equivalência entre os significados. As analogias. As fontes da cultura clássica. Imitação ou correção da natureza. O texto construído imaginariamente. Perspicácia e versatilidade.

AULA 8 – A alegoria dos teólogos
A busca por textos medievais. O uso da retórica e a alegoria como técnica de interpretação. Decifrar significações tidas como verdades sagradas, ocultas na natureza, nas palavras e nos discursos. O Barroco e o mundo como objeto de decifração dos desígnios divinos. A Igreja da Contra-Reforma e o sentido espiritual dos textos e das imagens. A linguagem figurada dos textos das Escrituras. A interpretação do sagrado que se esconde nas coisas da natureza e nas coisas dos homens

AULA 9 – Barroco: terminologia e fontes de uma terminologia simbólica
Signos e símbolos; emblemas, empresas e divisas; hieróglifos; alegorias e atributos; dificuldades de interpretação.

AULA 10 – Interpretação simbólica do objeto real
Projeção figurativa das ideias; a ideia do objeto, o objeto da ideia; o uso simbólico do objeto no cotidiano; a realidade transcendente; o significado das cores, a linguagem das flores e das frutas, a natureza-morta.

AULA 11 – A pintura programada: visualização de conjunto e tipos simbólicos previamente estabelecidos
Equivalência entre pintura e poesia; valores permanentes e valores transitórios do quadro; dificuldades de leitura da obra de arte; ambiguidades da pintura simbólica; enigmas e triunfo da alegoria.

AULA 12 – Sistemas de organização simbólica do quadro: relações entre personagens e a composição
Possibilidades significativas de organização do quadro; formas de apresentação do tema; os personagens, a paisagem como acessório; a paisagem que invade o quadro; o quadro dentro do quadro.


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Gravações das aulas

Renascimento e Barroco: Hermetismo, Ocultismo, Visões e Símbolos da Arte
Renascimento e Barroco: Hermetismo, Ocultismo, Visões e Símbolos da Arte
26 de outubro de 2020
24 de setembro de 2020
Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
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