Sala – As conquistas de Alexandre

PROGRAMA

1. A Grécia prostra-se ante o filho de Zeus
Três fontes de inspiração: Aquiles, o ídolo; Aristóteles, o mestre; Ciro, o paradigma político. A polis em crise, os conflitos do mundo helênico. Um rei para chamar de seu.

2. Alexandre e os persas: a queda de uma potência
A invasão da Ásia: um gigante devorado pelas bordas. Fenícia, Síria, Egito. Alexandre e Dario III, dois soberanos em confronto. Passagem de poder, matrimônios de corte e acomodações dinásticas. A nova civilização multiétnica, grega e persa.

3. Um legado sem herdeiros
A morte prematura do conquistador precipita a fragmentação do Império. A Alexandre, já moribundo, os companheiros perguntam a quem deveria caber o trono. A resposta foi lacônica: tôi kratistôi (“ao mais forte”). Assim a rivalidade da corte degenerou em corrida pelo poder; e esta em guerra civil.

4. De homem a lenda
O conquistador e as artes. Bustos, túmulos, mosaicos forjam uma imagem que não cessará de ser remodelada no tempo. “Alexandre”, modos de usar: o grande, o maldito, o herói civilizador, o libertário, o astro de cinema, o corifeu dos neocon.

ACESSO À SALA

Insira seu nome e código de acesso fornecido pelo setor de cursos nos campos abaixo:


Gravações das aulas

Sala – As conquistas de Alexandre
Sala – As conquistas de Alexandre
13 de outubro de 2020
7 de outubro de 2020
Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×

Olá!

Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou envie um email para atendimento@maseducacao.com.br

×
X