Você deve estar conectado para fazer este curso  →   LOGIN | REGISTRAR AGORA

MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

 

COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?

A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.

OBJETIVO

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, executa uma série de grupos escultóricos que representam os Passos da Paixão de Cristo, em uma série de seis capelinhas, totalizando sessenta e seis esculturas. O projeto inicial, segundo Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, foi feito em 1794 e previa mais seis capelas para os Passos da Ressurreição. Entretanto, a segunda parte do projeto não é realizada. O conjunto esculpido em madeira é policromado pelo Mestre Athayde. O curso visa apresentar, analisar e comparar os grupos escultóricos de Aleijadinho aos grupos escultóricos medievais, sobretudo italianos, portugueses e alemães. Aqui, citam-se, por exemplo, o escultor bolonhês Niccolò Dell’Arca (1435c. – 1494), que molda seu conjunto de sete esculturas em terracota, para a Igreja de Santa Maria della Vita, ou ainda o conjunto em terracota policromado atribuído à escola de Mantegna, em Medole. Considera-se, igualmente a aproximação de Aleijadinho ao escultor gótico alemão Claus Sluter. Embora o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, onde se encontram as capelinhas de Aleijadinho, tenha sido projetado a partir do modelo de Bom Jesus de Braga, em Portugal, pretende-se estudar a circulação dos modelos europeus medievais góticos e do início do Renascimento, como forma de diálogo com o mestre brasileiro.

 

PROGRAMA

05 de novembro de 2020
Aula 1:
– Introdução ao tema.
– Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
– Santuário Bom Jesus de Matosinhos: histórico e encomendas

12 de novembro de 2020
Aula 2:
– Santuário de Bom Jesus de Braga e capelas
– Grupos escultóricos de Aleijadinho nas Capelas dos Passos da Paixão: análise das esculturas em madeira

19 de novembro de 2020
Aula 3:
– Capelas de Aleijadinho e a tradição escultórica medieval italiana: circulação de modelos
– Niccolò dell’Arca na Igreja de Santa Maria della Vita
– Escola de Mantegna em Medole

26 de novembro de 2020
Aula 4:
– O modelo germânico de Claus Sluter nas esculturas de Aleijadinho
– Nossa Senhora das Dores no acervo do Museu de Arte Sacra
– Conclusão do curso

 

 

PROFESSORA

Karin Philippov é Pós-Doutoranda em Artes Visuais pelo IA-UNESP (2019). Pós-Doutora em História da Arte pela EFLCH-UNIFESP (2018). Doutora em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP (2016). Mestre em História da Arte pelo IFCH-UNICAMP (2008). Docente de História da Arte e especialista na pintura de Benedito Calixto de Jesus e em arte religiosa.

 

 

PERÍODO

De 05 de novembro à 26 de novembro de 2020 (quintas-feiras).
Horário: das 18 às 20h00

 

INVESTIMENTO

O curso tem o investimento de R$ 200,00 à vista, via depósito bancário ou transferência.

 

INSCRIÇÕES

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 | (11) 98174-3483

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 8 horas.

 

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

13 ALUNOS INSCRITOS

Burcar Cursos

Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X