MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


APRESENTAÇÃO

O curso aborda a percepção do espaço arquitetônico: forma, função e beleza (Marcus Vitruvius Pollio – século I a.C.) e discorre ao longo de seis encontros sobre as expressões artísticas que necessitam da arquitetura como suporte: a pintura mural, azulejo, mosaico, entre outros, traçando um panorama desde a arte rupestre até o movimento muralista no século XX exemplificando as técnicas de execução e alguns estudos de caso quanto às problemáticas de preservação desse patrimônio. O curso destina-se ao público em geral, estudantes, historiadores, arquitetos e profissionais conservadores e restauradores.

OBJETIVO

Traçar um panorama das expressões artísticas que utilizam a arquitetura como suporte, ressaltando a relação entre a pintura parietal e o espaço edificado, e como o uso do espaço arquitetônico está diretamente ligado à preservação do patrimônio. Apresentar os estilos e técnicas na execução da pintura parietal, com estudos de caso de conservação e restauro de monumentos e sítios com destaque para a pintura em afresco. Refletir sobre as problemáticas quanto a preservação da arte mural e compreender como os significados atribuídos aos espaços que a constituem representam um valor adicional que transcende a sua materialidade.


CRONOGRAMA:

11 de Junho de 2021
Aula 1 – Compreensão das relações entre o formato arquitetônico e a percepção do espaço: forma, função e beleza. Cronologia da arte parietal da Antiguidade ao Renascimento. O papel da arte mural na disseminação da informação e algumas situações de conservação e restauro de monumentos e sítios.

18 de Junho de 2021
Aula 2 – O Barroco e o Rococó com o auge da pintura ilusionista, a arte do “tromp l’oeil”, os “faux finish” e a arquitetura fingida da “quadratura”. Introdução às técnicas e estilos da pintura mural no Brasil no período Colonial exemplificando os acabamentos fingidos e a pintura ilusionista.

25 de Junho de 2021
Aula 3 – A arte mural no século XX a partir do movimento muralista no México ressaltando algumas de suas características e o seu desenvolvimento no Brasil. As técnicas de arte mural revisitadas como o mosaico e o azulejo no retorno das antigas técnicas aplicadas às novas expressões artísticas associadas à arquitetura moderna e contemporânea.

02 de Julho de 2021
Aula 4 – O afresco: origens, materiais e etapas de execução. A degradação do afresco e algumas de suas patologias características, com exemplos das ações de preservação e conservação. O histórico da introdução da pintura em afresco no Brasil com o estudo de caso da obra de Fulvio Pennacchi.

09 de Julho de 2021
Aula 5 – A conservação e restauro de pinturas murais, as etapas de análise de patologias e propostas de tratamento do patrimônio edificado. Abordagem das cartas patrimoniais e as teorias da conservação. Problemáticas e soluções nas propostas de intervenção exemplificando algumas das situações de conservação e restauração de monumentos.

16 de Julho de 2021
Aula 6 – Discussão sobre a problemática da reintegração e reconstituição cromática de pinturas. Algumas das soluções na conservação de pinturas parietais e a recomendação do ICOMOS. A adequação entre teoria e prática com a metodologia e os materiais utilizados no estudo de caso da restauração das pinturas murais de duas igrejas paulistas.


Silvana Borges é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e restauro arquitetônico de pinturas murais: prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamentos e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao CAU, AATESP, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, oficinas de arte, materiais e técnicas artísticas com abordagem das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Integra o Grupo de Pesquisa: A imagem de Deus: Religião, História e Arte do LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP). Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução da sua obra e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos, e já receberam inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083


Datas: 11, 18 e 25 de Junho e 02, 09, 16 de Julho (sextas-feiras)
Horário: das 16h às 18h
Valor: R$ 300,00 à vista.
Carga horária: 08 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Detalhes Professores

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X