MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?

A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.


Objetivo Geral:
A partir da etiqueta, das regras sociais de comportamento, da moda e do refinamento dos gostos, o Barroco se expandiu rapidamente por toda a Europa e atingiu as Américas. Além das representações artísticas, os homens precisavam nesse momento estar atentos aos bons comportamentos para uma relevante educação religiosa e politica. A leitura religiosa de mundo se coadunava muito bem com uma produção de significados baseada em valores cortesãos provenientes da política monárquica. Numa sociedade que pretendem-se religiosa e fiel ao ideal da realeza, os tratados ensinavam caminhos para a representação da arte, para o bom comportamento e para a atividade intelectual. Esses valores foram preservados no século XIX, em pleno período da instalação do Neoclassicismo nas artes e na cultura. O objetivo do curso é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura do Brasil Império, discutindo as formas que a arte neoclássica e acadêmica assumiram na sociedade do século XIX. O curso pretende discutir as transformações ocorridas no Brasil com a instalação da corte no Rio de Janeiro, a criação de instituições culturais, a movimentação dos artistas para atender as demandas da família real e da nobreza, a construção da identidade do Império por meio da Academia Imperial de Belas Artes, o papel das imperatrizes, a construção dos palácios e dos monumentos e a difusão da cultura e da etiqueta por meio das academias, dos salões, da literatura e da ciência.


CONTEÚDO:

1 – A Corte no Brasil (1808): as mudanças culturais e socioeconômicas.

2 – A Missão Artística Francesa: o Neoclássico e a representação da corte no Brasil.

3 – A difusão do saber no período joanino: a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e a representação do Brasil pelos viajantes.

4 – O I Império, a construção da imagem da Independência, a representação dos heróis e o papel das imperatrizes na constituição de coleções e na etiqueta da corte.

5 – O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Colégio D. Pedro II: a construção do Estado Imperial e os debates sobre a definição da identidade nacional.

6 – Literatura Romântica e Artes Plásticas: o projeto de literatura nacional, a concepção idealista do índio e a busca da História.

7 – II Reinado e a Academia Imperial de Belas Artes: a construção do Estado Imperial e os debates sobre a definição de Arte nacional (pintura, paisagem e história, a escultura e os monumentos).

8 – Como ser nobre no Brasil: os salões, os costumes, a moda, os títulos, os brasões e o gosto pela arte.

9 – O Brasil e a vida de corte: transformações tecnológicas, arquitetura e as reformas urbanas no século XIX.

10 – A cultura do café: aristocracia rural, arquitetura rural e as grandes fazendas do Império.

11 – A fotografia no Brasil: a paisagem, a cidade, o retrato e o autorretrato.

12- O final do Império e a Proclamação da República: as exposições de arte, os primeiros museus, as revistas e o papel da caricatura.


OBJETIVOS:

  • Compreender a instalação do Neoclássicismo e a representação da corte no Brasil.
  • Contextualizar o papel da Academia Imperial de Belas Artes.
  • Entender a difusão da cultura e da etiqueta por meio das academias, dos salões, da literatura e da ciência no Brasil do século XIX.
  • Apresentar a etiqueta, a moda e o refinamento dos gostos como material reflexivo para o entendimento da arte;
  • Analisar, criticar e contextualizar a arte por meio das regras sociais de comportamento de uma sociedade monárquica;
  • .A arte em modelos, tratados, protocolos, vestuário, etiqueta e o uso dos diversos discursos e as melhores ações para determinadas situações e ocasiões de convívio e produção da arte.
  • Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
  • Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte neoclássica esteja presente.

A quem se destina:

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


OBSERVAÇÃO:
Em caso de alguma situação específica, questões físicas relacionadas à audição ou outra necessidade especial, avise à equipe do MAS para que possamos tomar as medidas necessárias para um maior aproveitamento do curso.


Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.


Datas: 01, 08, 22 de fevereiro, 01, 08, 15, 22, 29 de março e 05, 12, 19, 26 de abril (segundas-feiras) – 2021
12 dias de aulas
Aulas: 19h00 às 21h00.
Carga horária: 36 horas
Valor: R$ 600,00 à vista ou R$ 690,00 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 10 horas.

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X