CURSO LIVRE – ON LINE

AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA:
Arquitetura Sagrada, Ritos, Sangue e Símbolos da Arte

 

MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?

A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.

AS AULAS NÃO SERÃO GRAVADAS!

OBJETIVO GERAL

Apresentar um estudo sobre o papel da Cultura e da Arte pré-colombiana na História da América, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a América pré-colombiana como um espaço de encontro de diversas culturas. Entender como os temas religiosos, principalmente, ofereciam possibilidades combinatórias diversas, pois eram ricos em sentidos e significações. O simbolismo das cenas era uma forma de mostrar o sentido elevado da arte no estudo da realidade, da natureza e do mundo espiritual: templos, observatórios e grandes linhas traçadas no solo (Nazca). O curso, na sua última aula, pretende entender como a América se comportou com a chegada dos europeus e como artistas e artesãos se apropriaram das convenções europeias, indígenas e africanas na produção cultural do continente. Esses elementos foram submetidos aos cálculos astronômicos e combinados às interpretações religiosas cristãs. Com o auxílio da História, da Arte e da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre a origem e o desenvolvimento da América ao longo de diferentes etapas históricas, sua contribuição para a religiosidade e a mentalidade dos povos que aqui se encontram e como essa herança torna-se uma importante marca até os dias de hoje. O conhecimento místico, o universo dos rituais, o papel dos sacerdotes e o conhecimento das ervas seriam fundamentais nesse processo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar o conhecimento religioso, místico e esotérico como material reflexivo para o entendimento da arte pré-colombiana;
  • Analisar, criticar e contextualizar a arte pré-colombiana por meio das regras de composição do discurso que incluíam o pensamento religioso e simbólico
  • Apresentar a relação entre arte, a cultura, a religião e a política como material reflexivo;
  • Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
  • Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Teologia etc.;
  • Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte esteja presente.

 

CONTEÚDO

AULA 1 – Pré-História e o povoamento do homem na América
O povoamento do homem na América. Povos americanos e pensamento simbólico. Estruturas antropológicas do imaginário pré-histórico americano. Cultura material e arte rupestre. A natureza como o macrocosmo.

AULA 2 – Os povos anteriores às grandes Civilizações: Mesoamérica e povos andinos.
Ênfase nos saberes, nos poderes e nas culturas que deram forma à América anterior aos Maias, Astecas e Incas. As dinâmicas históricas de expansão e integração do mundo antigo americano. Universo mental, conhecimentos místicos, arquitetura e arte de povos que deram origem às grandes civilizações americanas. As cidades misteriosas.

AULA 3 – Os Maias e os Astecas
Civilizações mesoamericanas pré-hispânicas. Organização religiosa e político-administrativa, bases econômicas e a produção da arte desses povos anteriores à conquista espanhola. Pirâmides, templos e observatórios. A serpente emplumada.

AULA 4 – Os povos da América do Sul e os Incas
Civilizações andinas pré-hispânicas. Organização político-administrativa, bases econômicas e a produção da arte desses povos anteriores à conquista espanhola. A engenharia e as grandes linhas traçadas no solo (Nazca). O deus do Sol.

AULA 5 – A descoberta da América e a apropriação do conhecimento cosmológico nativo
A Península Ibérica e o tema da expansão no mundo americano. A ideia de transferência artístico-cultural e a assimilação do conhecimento cosmológico nativo. A constituição do novo ocidente por meio do sincretismo e do hibridismo com o conhecimento dos povos americanos. A evangelização e a visão do outro. A apropriação do conhecimento místico, dos rituais, do papel dos sacerdotes e do conhecimento das ervas. A preocupação com os feiticeiros e as feiticeiras.

 

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

 

PROFESSOR:

Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; História da América; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

 

PERÍODO

28 de outubro – 04-11-18-25 de novembro de 2020 ( quartas-feiras )
05 dias de aulas
Horário: das 19h30 às 22h00: curso até 21h30, e meia hora de plantão do professor para dúvidas das 21h30 às 22h00.

 

INVESTIMENTO

O curso tem o investimento de R$ 250,00 à vista ou R$ 300,00 (02 vezes).

 

INSCRIÇÕES

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 | (11) 98174-3483

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 10 horas.

 

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X