MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO

O presente curso pretende apresentar os principais elementos que constituem uma partitura musical, tanto sob o ponto de vista prático de sua leitura para execução quanto sob o ponto de vista histórico. Conhecer a trajetória histórica da notação musical torna-se determinante para contextualizar, compreender e ler uma partitura qualquer. Serão utilizados exercícios de leitura musical, sobre os quais discutiremos os principais aspectos musicais e históricos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual adequado.

DOCENTE

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral condctors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). É professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

PÚBLICO

O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

07 de junho – AULA 1: As propriedades do som e a origem da notação musical.

14 de junho – AULA 2: As primeiras formas de notação musical – a altura e a duração.

21 de junho – AULA 3: A variedade de edições e detalhamento das partituras – timbre e intensidade.

28 de junho – AULA 4: Extrapolando a escrita convencional – o acréscimo e representação de novos parâmetros.

PROFESSOR

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

Datas: 07, 14, 21 e 28 de junho de 2021 (segundas-feiras)
4 dias de aula
Aulas: das 14h00 às 16h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X