MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

 

COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?

A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.

AS AULAS NÃO SERÃO GRAVADAS!

 

OBJETIVO GERAL

Um jovem monarca ousou transbordar os confins de seu periférico reino na Macedônia. Em apenas dez anos, aquela decisão resultou num império colossal cujo território ia desde o Mar Egeu e o Egito até a Índia. Alexandre tornou-se modelo de referência para uma legião de aventureiros, generais e estadistas, de César a Constantino, de Mehmet II a Napoleão, de Marco Polo a John F. Kennedy.

 

PROGRAMA

1. A Grécia prostra-se ante o filho de Zeus
Três fontes de inspiração: Aquiles, o ídolo; Aristóteles, o mestre; Ciro, o paradigma político. A polis em crise, os conflitos do mundo helênico. Um rei para chamar de seu.

2. Alexandre e os persas: a queda de uma potência
A invasão da Ásia: um gigante devorado pelas bordas. Fenícia, Síria, Egito. Alexandre e Dario III, dois soberanos em confronto. Passagem de poder, matrimônios de corte e acomodações dinásticas. A nova civilização multiétnica, grega e persa.

3. Um legado sem herdeiros
A morte prematura do conquistador precipita a fragmentação do Império. A Alexandre, já moribundo, os companheiros perguntam a quem deveria caber o trono. A resposta foi lacônica: tôi kratistôi (“ao mais forte”). Assim a rivalidade da corte degenerou em corrida pelo poder; e esta em guerra civil.

4. De homem a lenda
O conquistador e as artes. Bustos, túmulos, mosaicos forjam uma imagem que não cessará de ser remodelada no tempo. “Alexandre”, modos de usar: o grande, o maldito, o herói civilizador, o libertário, o astro de cinema, o corifeu dos neocon.

 

PROFESSOR:

Plinio Freire Gomes
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.

 

PERÍODO

13/20/27 de outubro e 03 de novembro de 2020 ( terças-feiras).
04 dias de aulas.
Horário: das 14 às 16h30 – aula até as 16 horas e meia hora de plantão do professor para sanar as dúvidas (das 16h às 16h30).

 

INVESTIMENTO

O curso tem o investimento de R$ 160,00 à vista (depósito bancário ou transferência).

 

INSCRIÇÕES

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 | (11) 98174-3483

 

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 10 horas.

 

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Detalhes Professores

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X