MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


Objetivo e conteúdo:
Após a palestra de introdução ao tema, o curso visa contar dos fastos e da herança artística e cultural das principais Senhorias italianas.

Cada aula será uma viagem dentro de importantes cidades e sedes senhoris.

Cidades, essas, que mantiveram nos séculos a implantação urbanística e arquitetônica desejada pelos senhores de 1300 e 1400 e ainda hoje conservam obras de arte que conferiram beleza e magnificência à Itália.

Giotto, Piero della Francesca, Leonardo da Vinci, Mantegna, Brunelleschi, Michelangelo e outros artistas, protegidos por soberanos iluminados como Lorenzo il Magnifico, Ludovico il Moro, Federico da Montefeltro, Cangrande della Scala, Borso d’Este, Federico Gonzaga.

Em cada aula serão delineadas as vicissitudes biográficas desses importantes personagens históricos para evidenciar as mudanças das cidades que, de alguma forma, ainda hoje levam os marcos urbanísticos e as belezas artísticas.


Programa:
Ciclo de aulas em 06 (seis) encontros. Quintas feiras

11 de março de 2021  – Primeiro encontro
Verona e os Della Scala

18 de março de 2021  – Segundo encontro
Milão e os Sforza

25 de março de 2021  – Terceiro encontro
Ferrara e os Estensi

08 de abril de 2021 – Quarto encontro
Mantova e os Gonzaga

15 de abril de 2021 – Quinto encontro
Urbino e os Montefeltro

22 de abril de 2021  – Sexto encontro
Florença e os De’ Medici


Público alvo:
O curso é dirigido a todos que tenham em comum o interesse pela história, pela história da arte e da arquitetura, pela arte e arquitetura italianas no específico.

Deseja-se atingir um público variado, desde graduados e graduandos em história e/ou história da arte/história da arquitetura, até profissionais da área.


Docente:
Prof. Dr. Oscar Luigi Marzorati, italiano da região do Lago de Como, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura do Politecnico di Milano Bovisa (Milão, Itália).

Possui experiência em projetos de Arquitetura residencial e comercial, com ênfase em reformas, restauro, manutenção e valorização do patrimônio arquitetônico existente.

Colabora há anos com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – órgão cultural oficial do Consulado Geral da Itália em São Paulo – dentro do qual, hoje, é responsável pelas visitas guiadas ao palacete de 1922 sede da instituição.

Foi autor de varias palestras e cursos sobre a cultura italiana em diversas instituições culturais renomadas (Livraria Cultura, Casa do Saber, entre outras).


Período: de 11 de março à 22 de abril de 2021 (quintas-feiras)
6 dias de aula
Aulas: das 18h00 às 20h00
Carga horária: 12hs
Valor: R$ 300,00 à vista – R$ 360,00 (em 02 vezes)
vagas limitadas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 (11) 98174-3483
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

 

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

35 ALUNOS INSCRITOS

Buscar Cursos

Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.