MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Florença é para a Itália o que a Itália é para a Europa. Batendo o compasso do Renascimento, a pátria florentina se tornou capital cultural de uma península ainda fraturada por intermináveis conflitos. Sua história é a típica trajetória de uma cidade na qual a inteligência toma o poder. Mais que qualquer outro comune italiano, Florença representa o desenlace natural de todos os experimentos sociais e políticos. Urbe modelo, paradigma de novas instituições numa era de prosperidade comercial e intelectual, Florença só é comparável às cidades-Estado da antiga Grécia.

03 de março de 2022
Aula 1. Antes dos florentinos
Fiesole, Volterra, Populonia. Etruscos, gregos e cartagineses na trama comercial mediterrânica. Tumba do “Escaravelho Dourado”, Vulci. “Quimera de Arezzo”. Nasce Florença, base militar e mercantil romana em território etrusco. A via Aurelia e o Arno: uma encruzilhada estratégica no coração da Toscana.

10 de março de 2022
Aula 2. Entre Imperadores e Saqueadores
Após a aprazível obscuridade das primeiras gerações, a cidade afirma sua inclinação para os negócios. A “romanidade” do tecido urbano original adapta-se à dissolução do Império. Il Bel San Giovanni, a obra-prima bizantina. Santa Maria del Fiore, núcleo cívico e religioso. San Miniato al Monte, o relicário místico. Torre Pagliaccia, as muralhas e os difíceis equilíbrios medievais.

17 de março de 2022
Aula 3. “Nel mezzo del camin di nostra vita”
Dante e a era dos Comuni. A belicosa oligarquia armada se blinda nas casas-torre. A derrocada guibelina e o regime guelfo. A Peste Negra narrada por Boccaccio. Bargello, o poder e sua fortaleza. Um governo di popolo: a República dos Artesãos.

24 de março de 2022
Aula 4. Florença no seu desabrochar
A potência emergente do Arno. Pisa, Arezzo e Siena sob a hegemonia florentina. Ascensão dos Medici e Cósimo, o Pai da Pátria. A “Signoria” e a Cúpula transformam o panorama urbano. Brunelleschi, Ghiberti, Leon Battista Alberti – novas visões de um mundo novo. Lorenzo, o Magnífico. Arte, prestígio e poder.

PROFESSOR

Plinio Freire Gomes
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Datas: 03, 10, 17 e 24 de março de 2022 (quintas-feiras)
Aulas
: das 15h00 às 17h00
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

 

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Buscar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.