MÉTODO

O curso será presencial no Museu de Arte Sacra de São Paulo

OBJETIVO

Este curso foi desenhado para preparar o aluno, nos conhecimentos decorativos, científicos e técnicas aplicadas, no desenrolar histórico da produção artística que envolve a memória patrimonial, nos elementos integrados e móveis, observando os elementos mistos e coexistentes nas decorações religiosas, dos templos e residências em coleções particulares, construídos em diversas linguagens, destacando em primeiro momento os retábulos e suas variantes, e em segundo momento os oratórios, momento no qual teremos a prática de Conservação e Restauração, em peça única datada do século XVIII, junto a imagem de São Roque. A proposta didática tem como ponto de partida o reconhecimento de uma obra na linha do tempo, identificando a sua materialidade, em experiência imersiva nos processos criativos do artista ou companhias artísticas, reconhecendo de forma prática as formas elementares e as diversas técnicas empregadas na erudição. Estudaremos e reconheceremos os materiais empregados nas técnicas eruditas, como a talha, base de preparação, punção, pastiglia, douração, policromia, correspondência floral de camarinha nas bases Dresden, Sèvrés e Cia das Índias.
Fomenta-se a capacitação dos alunos para o reconhecimento das técnicas, em sua ambiência, na obra original e seu processo de fatura pelas abordagens cenográficas utilizadas e materiais empregados para a realização artística da época construtiva, preparando o profissional no comportamento científico e prático nas técnicas das ações mecânicas e conceituais pertencentes à área da conservação-restauração de bens patrimoniais. Estimular reflexões para produzir conhecimento científico e desenvolvimento técnico na área é nossa missão.
O aluno, durante este curso, estará inserido em grupo prático de estudo através de estágio voluntário durante a semana em peça original, terá um dia de aula teórica e reflexiva através do estudo de casos e da fundamentação teórica interpretando os autores, que regem nossas ações como profissionais da área e sua multidisciplinaridade.
Essa proposta pedagógica, se transforma a medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas, propõem diálogos com a obra objeto de estudo em andamento através das obras expostas no complexo das instalações do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Capacita-se, desta maneira, o aluno para a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em conjunto com a estética e a poética de cada autor, nas áreas do conhecimento técnico/artístico e da Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural.

– Discutir as teorias e filosofias na base ética da conservação e restauro;
– Identificar os materiais utilizados nas artes tridimensionais escultóricas na base criadora;
– Identificar e preparar fórmulas e materiais utilizados nas ações de Conservação e Restauração;
– Interpretar a dinâmica do espaço religioso, suas responsabilidades e sua representatividade;
– Teoria e prática das técnicas e materiais aplicados à fatura dos objetos, em sua plasticidade e características artísticas e poéticas;
– Construção de documentação específica;

– Estágio em espaço colaborativo no museu.

 

PLANO DE CURSO

Prática e pesquisa, inter e transdisciplinar para aplicação multidisciplinar abordando o uso de materiais nas técnicas de Conservação e Restauração, em acervo religioso patrimonial. Execução de todas as fases da conservação e restauração pertinentes a patologia observada no objeto patrimonial, na diagnose, fase documental e prática construindo o processo ético profissional. Estudo do processo criativo artístico religiosos e regionalizado, bem como os elementos do processo de expressão cenográfica pontuado na linha do tempo. Identificação dos materiais utilizados e aplicados na Conservação e Restauração em procedimentos sobre os suportes mencionados e exercícios com o preparo de fórmulas básicas. Nossas aulas são permeadas por apresentações audiovisuais, estudos de casos e prática direta sobre a obra, aplica-se ainda a ambiência EAD em grupo de rede social com acesso restrito a aulas filmadas ao vivo e disponibilizadas permanentemente em espaço colaborativo.

 

PROGRAMA

– Aplicação da pesquisa e estudo dos fundamentos teóricos e éticos aplicados às ações de conservação e restaurativas de acervos religiosos e colecionista.
– Análises e procedimentos aplicados à obra no campo da Conservação e Restauração, com olhares voltados ao tempo da produção artística e respeito pelo processo artístico, compreendido e selado pelo tempo.
– Prática direcionada a fatura de materiais tradicionais aos contemporâneos, no campo da criação para compreensão das técnicas escultóricas aplicadas.
– Bases de preparação ou aparelhamento de superfície (cargas e aglutinantes)
– Têmperas: preparo de tintas e aplicação na reintegração (cargas minerais, vegetais e aglutinantes)
– Vernizes: preparo e aplicação (resinas e solventes)
– Tipos de ferramentas (pincéis e cerdas; gral e pistilo; etc.)
– Suportes: madeira e elementos mistos agregados.
– A conservação e restauração no entendimento do princípio da reversibilidade.
– Construção de documentação científica.
– Estudo dos processos de construção decorativa tradicional e contemporânea (policromia – aglutinantes e pigmentos – materiais e técnicas aplicadas – bases de preparação – vernizes – estudo colorimétrico).
– Realização e manipulação de material artístico específico.

MATERIAL NECESSÁRIO POR ALUNO:

– Luva nitrilica
– Pincéis (Tigre 308 nº 0; Condor 421 nº 6 e 12; Tigre 141 nº 4 e 6)

MÉTODO AVALIATIVO

Procedimentos conceituais:
– Produção textual e aprendizagem da redação científica (normas ABNT).
– Dinâmica de equipe e pesquisa.
– Postura e Imagem profissional (Comportamento, EPA* e EPI**).
– Socialização da produção do conhecimento.
* Equipamento pessoal artístico (EPA)
** Equipamento de proteção individual (EPI)

Procedimentos Atitudinais:
– Concentração e atenção.
– Atitude inter e transdisciplinar.
– Conduta científica.
– Relacionamento interpessoal.
– Comunicação virtual para socialização de conhecimento.
– Organização e método no desenvolvimento prático.
– Organização pessoal.

PUBLICO ALVO

Conservadores Restauradores; Arquitetos; Engenheiros Civis; Artistas Visuais; Decoradores; Arte Educadores; Museólogos; Historiadores e demais interessados nesta temática.

PROFESSORA

Professora Especialista Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e Educação Patrimonial. Strictu Senso em TIC’s na educação, Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Artes Plásticas, especialista técnica em Conservação e Restauração de Arte Sacra. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de Belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra, na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Construção monográfica de mestrado que dialoga com fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513

PERÍODO

De 04 de março à 29 de julho de 2021 (quintas-feiras).
Horário: das 13h às 17h

VAGAS
22

INVESTIMENTO

 R$ 500,00 mensal, caso a opção seja mensal o aluno, no ato da matrícula, deverá fazer o depósito ou transferência. O restante em 04 cheques pré-datados ou pagar no cartão o valor integral – R$ 2.500,00 (parcelado em 04 vezes).
R$ 2.000,00 à vista (depósito ou transferência)

INSCRIÇÕES

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 | (11) 98174-3483

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 100 horas.

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N.D

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