MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO

De que maneiras se representam os santos mártires cristãos? Desde o Cristianismo primitivo, a representação dos santos mártires ocupa um importante espaço no imaginário cristão. No Cristianismo primitivo as representações dos santos mártires e do próprio Cristo se fazem presentes nas catacumbas romanas, para nos séculos seguintes, a partir da oficialização do Cristianismo, em 313, esses mesmos santos mártires ocuparem as Igrejas, Basílicas e Catedrais. O presente curso pretende apresentar, analisar e discutir esses modelos de representação dentro de uma perspectiva historiográfica, religiosa e artística, a partir de quatro exemplos fundamentais, sendo dois masculinos e dois femininos: São Tarcísio, São Lourenço, Santa Cecília e Santa Luzia.

CRONOGRAMA:

Dia 10 de maio de 2021
Aula 1 – Introdução ao curso. Martírio como construção histórica, religiosa, cultural e política de fé. O exemplo iconográfico de São Tarcísio na Itália e em São Paulo. Pintura, escultura, salões parisienses do século XIX e cinema.

Dia 17 de maio de 2021
Aula 2 – Iconografia martirial de São Lourenço entre Europa e São Paulo. Aproximações e apropriações de sua iconografia dentro de um panorama historiográfico e de piedade visual.

Dia 24 de maio de 2021
Aula 3 – Santa Cecília em suas múltiplas representações: mártir e padroeira da música na pintura, escultura, vitral e fotografia. Santa mártir como exemplo de virtude na Primeira República.

Dia 31 de maio de 2021
Aula 4 – Santa Luzia em vários momentos nas igrejas, esculturas e pinturas. O caso de sua capela paulistana como ex-voto.

Conclusão do curso.

DOCENTE

Karin Philippov é Pós-Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Pós-Doutora em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Doutora em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). Mestre em História da Arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialista em Arte e Cultura pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP).  Docente de História da Arte, historiadora da arte e educadora patrimonial.

Datas: 10, 17, 24 e 31 de maio de 2021 (segundas-feiras)
Horário: das 15 às 17 horas
Valor: R$ 200,00 à vista.
Carga horária: 08 horas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X