MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO GERAL

Compreender aspectos gerais das relações entre os conceitos de tempo e de mal no pensamento da Idade Média, como modos de organizar a cosmovisão e o fazer cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar os conceitos de tempo presentes no pensamento medieval: tempo cíclico, tempo linear e as suas relações com o conceito de mal.

Reconhecer o conceito de ‘mal’ dentro da cosmovisão da cultura medieval.

Identificar e analisar elementos constitutivos do imaginário mítico, religioso e sobrenatural da Europa ocidental na Idade Média, principalmente, a Península Ibérica, no que diz respeito a materialização cotidiana do mal.

Reconhecer resíduos do pensamento medieval na cultura contemporânea.

EMENTA

Este curso, em três encontros, propõe-se a relacionar os conceitos de tempo e de mal no pensamento no pensamento medieval, nos processos de organização da cosmovisão medieva e do fazer cotidiano.

PROGRAMA

– O tempo e os tempos na Idade Média
– O sobrenatural naturalizado
– O que é o mal no pensamento medieval?
– A Magia e a Feitiçaria
– Os Seres do Além O Diabo e os demônios

O programa será cumprido de forma espiralada, ou seja, os temas não se esgotarão em uma única sessão, mas, de acordo com as associações que eles estabelecem entre si e com os objetivos propostos, serão ampliados a partir de explicações e explanações centrais.

DOCENTE

José Luís Landeira é pós doutor em Letras, pela Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor em Linguagem e Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Suas investigações giram em torno de três eixos: (1) as relações dialógicas entre as linguagens da arte; (2) os processos de construção de sentido nas obras de arte e de literatura e (3) o pensamento medieval.


Datas: 05, 12 e 19 de maio de 2021 – Quartas-feiras
Horário: das 16h00 às 18h00
Valor: R$ 160,00 a vista
Carga horária: 06 horas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

0 ALUNOS INSCRITOS

    Burcar Cursos

    Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    X