Recurso solicitado não é acessível

MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Não importa onde você esteja! Novos tempos e novas formas de aprendizagem!

Totalmente on-Line com participação ao vivo que chamamos na educação híbrida de mediação pela presença ativa do professor mediador “in time”, pela plataforma MAS EDUCAÇÃO, com vídeos ilustrativos e demonstração de técnica ao vivo, espaço interativo de grupo de socialização do conhecimento. Não perca a oportunidade para sua capacitação ou reciclagem de conhecimentos.

 

COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?

A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.

PROFESSORA

Profa Ma Esp Marcia Cristina de Almeida Corso (Titina Corso) – Com Strictu Sensu em TICs na educação, Latu Senso na Formação de Professores para a Educação Superior, Graduação em Artes Plásticas, Arte Educação e Pedagogia, adciona diversas especializações e cursos de extensões na área especialista da Conservação e Restauração no Brasil e exterior, atuante junto ao patrimônio público e colecionista, a profissional tem desenvolvido cursos que auxiliam a capacitação dos profissionais da área científica ou iniciam a sua caminhada por entre as artes em suas diversas modalidades, incentivando e trabalhando na linguagem transdisciplinar e tecnológica. Docente dos cursos livres de capacitação para a Conservação e Restauração do público multidisciplinar no Museu de Arte Sacra de São Paulo, é também coordenadora e professora de cursos presenciais e EAD para a educação patrimonial na Officina da Memória Conservação e Restauração. Sua construção monográfica de mestrado, dialoga com fragmentos ancorados na memória, sussurros da Gestalt, que percebidos, travam contatos com o sujeito e com o aprendizado transdisciplinar na ambiência educacional híbrida.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
E-mail: professoratitinacorso@gmail.com.br
Site: www.titinacorso.com.br

 

OBJETIVO

Promover aulas com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação” observados pela história, ciência e multidisciplinaridade no fazer dos artistas e sua regionalidade significativa.

Incentivar a modalidade EAD que já se consagra mundialmente no processo educativo e de capacitação, apontando as grandes universidades da Europa, Ásia, África e Américas, já disponibilizando em suas grades curriculares, inúmeros cursos on-Line que podem contribuir de forma positiva e ativa na formação e preparo de alunos egressos de várias áreas do conhecimento ou em formação que procuram melhorar suas habilidades.

Provocar a mobilização dos conhecimentos que auxiliam as compreensões da área científica, assim como a contribuição para elementos da criação artística, é a pretensão deste mini curso, capacitando os profissionais interessados nos conceitos criativos e saberes artísticos de base histórica que permeiam os conteúdos das ações técnicas da Conservação e Restauração, ancorados em diversos processos artísticos e de suas técnicas aplicadas, observando o desenrolar histórico da produção artística envolvendo a memória secular percebida pela contemporaneidade.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Um encontro com a multidisciplinaridade secular regional e a materialidade empregada na fatura da carnação em imagens religiosas e artísticas, a expressividade e a realidade da técnica.

Essa relação do saber de grandes mestres se transforma à medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas em suas origens expressivas e teatralidade.

  

CONTEÚDO DE EIXO CIENTÍFICO ARTÍSTICO TECNOLÓGICO

  • Estética.
  • Universo artístico.
  • Reflexão crítica e valorativa: Teatralidade e estética histórica e regional. Expressão artística e elaboração. Diálogo da expressão artística e contexto social. Processo criativo e produção artística.
  • Colorimetria (estudo e compreensão da formação das cores e suas sombras complementares, neutralizantes e filtros de intensidade).
  • Materiais artísticos: Técnicas escultóricas eruditas e contemporâneas. Moldes para confecção de figuras. Pigmentos e corantes naturais. Colas orgânicas. Utilização e compreensão das paletas básicas (opaca e transparente). Polimento (lixa e bexiga). Expressões na imaginária. Pátinas de profundidade. Frescor. Lágrimas. Vernizes orgânicos de finalização.
  • A química aplicada
  • Transformação de materiais pelo tempo. Percepção da obra no seu aspecto cultural, histórico e material.
  • Introdução aos produtos químicos aplicáveis à conservação das carnações.

 

MATERIAL. NECESSÁRIO PARA O ALUNO PROVIDENCIAR

Pincéis de: pelos de porco (série do cabo amarelo nro aprox ao 10), pelo de orelha de boi (série do cabo vermelho nro aprox ao 6 e 12), pelo de Marta (série do cabo de mogno nro aprox ao 10), pelo se Marta  ( série roliça tipo Kolinsky nro 0 e 3/0), fibra sintética(tipo aquarela e pode ser animal também) (série roliça aprox nro 2).

Aglutinantes: Gelatina em folha sem sabor ou gelatina pó sem sabor ou ainda (o que seria o ideal) a cola de coelho.

Midiuns e solventes: Óleo de linhaça e Terebintina (para estudo, pode ser das marcas simples de mercado artesanal)

Vernizes: Verniz de Damar (se tiverem, pois vou ensinar a fazer); cera de abelha ou microcristalina (ou as duas)

Cargas: Carbonato de Cálcio ou Branco de Espanha; Bolo Armênio (base para douração – usamos muito pouquinho)

Tintas a óleo: Branco, Amarelo Cromo, Vermelho Cádmio, Azul Ultramar, Azul Prússian, Carmim de Alizarin, Amarelo Indiano.

Trapinhos brancos ou de cor clarinha: algodãozinho, popeline, lençol velhinho, camisa de algodão fininha que não serve mais… etc. Não serão cortados com a tesoura, serão rasgados com a mão.

Imagem de gesso branca, sem base de preparação, com maior destaque e área para o rosto (masculino ou feminino)

Demais utensílios: Potinhos pequeninos de louça ou copinhos de vidro; pipeta descartável ou conta gotas; azulejo branco ou vidro plano; espátula plana para preparar a tinta; paninhos de limpeza para os pincéis ou papel toalha.

 

PERÍODO

Datas: 03/10/17/24/31 de outubro e 07 de novembro de 2020 ( sábado )
Horário: das 14 às 16h30 – aula até 16 horas e meia hora de plantão do professor para sanar as dúvidas (das 16h às 16h30)

 

INVESTIMENTO

Valor: R$ 280 à vista, via depósito ou transferência bancária, ou R$ 300,00 em até duas vezes.

 

INSCRIÇÕES

Inscrições:mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 11 98174-3483

 

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 15 horas.

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

17 ALUNOS INSCRITOS

Buscar Cursos

Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.