Você deve estar conectado para fazer este curso → LOGIN | REGISTRAR AGORA
MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.
COMO A AULA SERÁ ASSITIDA?
A aula acontecerá em uma sala exclusiva, online, para o curso. O link será enviado por email, bem como o código de acesso. Os detalhes e tutoriais de acesso e o passo a passo você encontra na página CURSOS AO VIVO.
EMENTA
O curso propõe entender a utilização das cores na arte, história dos pigmentos, utilização, composição e tipos de tinta. Conhecer a ciência das cores, seus sistemas e sua aplicabilidade. Aprender sobre a utilização das cores, critérios e técnicas aplicada à restauração de obras de arte.
CONTEÚDO
- Breve histórico: das cores, dos pigmentos e das tintas
- Utilização de cores e de tintas ao longo dos séculos
- Tipos de tintas e sua composição
- Pigmentos, aglutinantes e cargas utilizados e sua preparação
- Testes de cores e materiais complementares: papéis, pincéis e canetas
- Ciência das cores: sistema aditivo, sistema subtrativo, círculo cromático, cores primárias, cores secundárias, cores terciárias, cores análogas, cores complementares, cores frias, cores quentes
- Ciência das cores: matiz, tom, intensidade, cores neutras, cores puras, cores sujas, escala de cinza
- Utilização das cores em diversos setores do conhecimento
- Utilização das cores no restauro, ética profissional e suas técnicas
- Proposta de exercícios práticos
- Discussão e avaliação dos resultados
A QUEM SE DESTINA
Artistas plásticos, artesãos, estudantes e profissionais de arte, estudantes e profissionais de conservação e restauro e interessados em geral.
SUGESTÃO DE MATERIAL PARA OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS
- Tintas Gouache Talens® ou TGA® nas seguintes cores:
– Branco (100)
– Preto neutro (737)
– Amarelo limão (205)
– Azul ciano (501)
– Magenta permanente (397) - Papel Canson (Montval ou Fabriano)®
- Pincel chato de cerdas macias, de sua preferência
(sugestão: Tigre® série 181 nº 16 orelha de boi) - Paleta de plástico ou outro suporte para mistura das tintas
- Pote com água
- Flanela ou toalha para enxugar os pincéis
- Avental (opcional)
OBS.: A utilização de materiais de qualidade é fundamental para um resultado satisfatório, adequação das cores e compreensão do conteúdo estudado.
PROFESSORA
Flávia Andrea Siqueira Dias é Pós-graduada em História da Arte pela Faculdade Claretiano/SP, Técnica em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi professora das disciplinas Conservação e Restauro de Escultura Policromada e Reintegração Cromática I e II, do Curso Técnico em Conservação e Restauro de Bens Culturais da FAOP. Atuou como Conservadora Restauradora nas instituições Museu de Arte Sacra de São Paulo, Grupo Oficina de Restauro, Fundação de Arte de Ouro Preto, Inhotim e Palácio das Artes.
Instagram: @flaviarestauro
PERÍODO
Datas: 16-23/30 de setembro e 07/14/21 de outubro de 2020.
Horário: das 15 às 17h30 – aula até 17 horas e meia hora de plantão do professor para sanar
as dúvidas (das 17h às 17h30)
INVESTIMENTO
Valor: R$ 250 à vista, depósito bancário ou transferência ou R$ 300,00 em duas vezes.
INSCRIÇÕES
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 11 98174-3483
CERTIFICADO
O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 15 horas
Adorei o curso, a dinâmica das aulas e a Flavia é super querida e simpática!
Obrigada ao MAS por essa oportunidade!