MÉTODO

O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

 

OBJETIVO

O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da música desempenhada no Ocidente, desde o século XVIII até os dias atuais, passando por grandes nomes como Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms, Mahler e Schoenberg. Abordaremos a música vocal e instrumental do gênero sacro e secular, utilizando de forma acessível a teoria musical como ferramenta técnica para um melhor reconhecimento auditivo e apreciação. Buscaremos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual de importantes intérpretes, relacionar as transformações musicais ao meio e circunstâncias em que ocorreram, a aspectos estéticos e educacionais, e a outras formas de artes e culturas.

 

 

DOCENTE

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge, e regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos, Campinas e Interlagos. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

 

PÚBLICO

O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

 

CONTEÚDO

17 de agosto – AULA 1: Mozart, Haydn e o Classicismo musical.
24 de agosto – AULA 2: Beethoven e a transição para o romantismo.
31 de agosto – AULA 3: A sinfonia e a música para piano.
14 de setembro – AULA 4: A ópera e o drama musical.
21 de setembro – AULA 5: Correntes nacionalistas e o folclore na música.
28 de setembro – AULA 6: Vanguardas Românticas e o impressionismo.
05 de outubro – AULA 7: O modernismo e a música da primeira metade do século XX.
19 de outubro – AULA 8: O experimentalismo, a música eletroacústica e outras tendências.

 

PERÍODO

Datas – 17-24-31 de agosto/14-21-28 de setembro/05-19 de outubro de 2020

8 dias de aula
Horário – das 14h00 às 16h30 curso até 16h00, e meia hora de plantão do professor para dúvidas das 16h00 às 16h30.

 

CERTIFICADO

O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Carga horária: 20 horas

 

INVESTIMENTO

Valor: R$ 500,00 a vista – R$ 560,00 (02 vezes) vagas limitadas

 

INSCIRÇÕES

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 11 98174-3483

Avaliações do Curso

N.D

classificações
  • 5 estrelas0
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0

Nenhuma avaliação foi encontrada para este curso.

25 ALUNOS INSCRITOS

Burcar Cursos

Museu de Arte Sacra de São Paulo © 2020.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X